GUIA DE PRODUÇÃO DE VIDEO

Você é responsável pela contratação de serviços de vídeo empresarial e gostaria de conhecer uma produtora de vídeo em São Paulo que tire suas dúvidas?

ESTA PÁGINA FOI ESCRITA PARA VOCÊ.

A Cinemátika é uma produtora de vídeo especializada no atendimento a empresas. Iremos lhe ajudar a entender o processo, elencar prioridades, gerenciar a produção e criar o filme mais adequado a sua necessidade. Entre em contato já e marque uma visita.

 

 GUIA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO EMPRESARIAL:

 

1) ANTES DE FECHAR NEGÓCIO:

1.1. Um Briefing é Meio Caminho Andado:

Definir objetivos de comunicação é um passo importantíssimo. Para isto, o mercado de criação costuma utilizar um documento que se chama “briefing”, que nada mais é do algumas diretrizes para serem utilizadas na criação da obra.

Algumas perguntas básicas ajudam muito no briefing:

  • Quem assistirá o filme? Onde será exibido?
  • Qual a reação esperada do espectador?
  • Quais são os 03 principais ítens que o vídeo deve abordar para atingir estes objetivos?

Estas 03 perguntas simples já podem dar um bom direcionamento ao trabalho antes de se contratar a produtora de vídeo. Existem outros modelos de briefing, alguns bem completos, que você pode pesquisar no Google: “briefing para produção de vídeo empresarial“. O importante é fazer um briefing, não importa qual modelo irá utilizar.

1.2. Referências São Fundamentais para que a Produtora Entenda sua Expectativa:

Pesquise filmes parecidos com o que você deseja para sua empresa. Invista algumas horas nesta pesquisa. Se houver mais de uma pessoa além de você, é importante que cada pessoa traga sua referência e expectativa. Façam uma reunião e discutam sobre seus resultados de vídeos do YouTube, Vimeo e outros site de vídeo.

Lembre-se: quanto mais específico for sua empresa neste momento, mais direcionado será o orçamento da produtora de vídeo.

Você quer ter apenas uma idéia de valores? Utilize estas referências e abra o jogo com a produtora de vídeo que você deseja contratar. Bons profissionais poderão orientá-lo.

1.3. Analisando os Orçamentos das Produtoras de Vídeo:

UMA DICA FUNDAMENTAL: Não analise apenas um único vídeo do portfólio da produtora de vídeo pois ele pode reunir imagens de trabalhos feitos com mais recursos do que aqueles previstos para seu trabalho. Solicite exemplos de trabalhos já executados que utilizam recursos similares ao que você precisa.

O orçamento de uma produtora de vídeo está diretamente relacionado aos recursos de tempo, pessoal e equipamentos que serão utilizados, como computação gráfica, câmeras, lentes, direção de fotografia versus operação de câmera e etc. Abaixo você confere alguns recursos comuns em vídeos empresariais que foram utilizados em produções da Cinemátika Filmes:

 

2) DEPOIS DE CONTRATADA A PRODUTORA DE VÍDEO:

Após acertar um orçamento que seja viável para sua empresa e que possa ao mesmo tempo atingir seus objetivos, entramos na criação de seu filme propriamente dito. Daqui para frente o principal trabalho é da produtora de vídeo. Cabe a você sua empresa acompanhar o passo-a-passo da criação de vídeo e fazer eventuais ajustes antes de aprovar.

Há outras 04 etapas a serem percorridas:

2.1. Pré-Produção: A análise mais detalhada do briefing e das referências irá ajudar em todas etapas. Nesta etapa está incluso a criação e aprovação do roteiro e escolha de locutores/apresentadores/atores;

2.2. A produção: A produção vai desde a gravação de imagens, com entrevistas e depoimentos, até a criação de artes gráficas e gravação da locução, entre outros elementos para a finalização ou pós-produção. O acompanhamento do contratante é muito importante, embora quem deva definir sempre o que e como deve ser feito é o diretor indicado pela produtora de vídeo;

2.3. Finalização: A finalização de um trabalho de vídeo é parecido com a montagem de um quebra-cabeças: inúmeros elementos como trilhas sonoras, imagens de arquivo, imagens produzidas, locução, artes gráficas e etc, são colocados em um software de finalização, onde ganham ritmo e “jeito” de filme. Nesta parte também entram correções e ajustes nas imagens;

2.4. Depois do Filme Pronto, Atingindo Seu Público Alvo:  Sabe o ítem 1.1., sobre o Briefing, lá no comecinho desta página? Pois é, no momento de atingir seu público alvo é que podemos avaliar se toda o investimento e esforço foi adequado, desde a montagem do briefing, até a estratégia de criação, a definição do budget da produtora, a escolha da produtora e a produção em sí. Neste artigo aqui você encontra algumas dicas de como atingir seu público alvo. Um bom filme tem que atingir seu público alvo. Para isto a Cinemátika presta um atendimento consultivo, orientando clientes a obterem o melhor retorno com o investimento em vídeo.

Quer mais informações?
Vamos conversar?

Leave a Reply: